Se você é gestor em uma indústria, certamente já está familiarizado com o termo indústria 4.0, utilizado para caracterizar a quarta onda de revolução industrial. A indústria 4.0 tem, ou tinha, como principais características a revolução digital e o avanço tecnológico trazido por esta revolução, destacando principalmente as tecnologias IOT (internet das coisas). Agora surge uma nova onda de avanços, a qual foi atribuída o termo Indústria 5.0.
Sem dúvida, as inovações trazidas pela indústria 5.0 tem sua base no avanço de tecnologias como inteligência artificial, metaverso, blockchain, 5G, entre outras. Mas esta “nova onda” também traz consigo um avanço no campo social e ambiental. Neste artigo abordaremos estas diferentes nuances da indústria 5.0
Enquanto a indústria 4.0 teve seu foco principalmente na implementação da automação industrial, a indústria 5.0 não vê o fator tecnologia como excludente do colaborador humano. Foi constatada a importância da cognição e visão humana em processos estratégicos de promoção da inovação.
A capacidade das pessoas de pensar disruptivamente ainda não pode ser replicada pelas máquinas, e muitos acreditam que nunca será. Por tanto, a indústria 5.0 promove uma relação sustentável entre capital tecnológico e humano, para se beneficiar do melhor de cada um.
Outro fator de diferenciação da indústria 5.0 é a possibilidade de personalizar a experiência do usuário. De acordo com uma pesquisa global realizada pela Dessault Systéme em parceria com a CITE Research, 83% do público participante espera que os serviços se adaptem às suas necessidades e preferem produtos personalizados.
Criar uma experiência de compra baseada nas características particulares do usuário em questão pode ser um grande diferencial em vendas. O consumidor tem buscado experiências cada vez mais imersivas no mundo virtual. O conjunto de tecnologias atual busca casar todo esse processo, de forma sustentável.
A conservação e exploração de recursos naturais de forma inteligente é assunto recorrente quando se fala de qualquer cadeia produtiva. Na indústria 5.0 a preocupação com o meio ambiente não só é tema como aparece como objetivo principal dos avanços tecnológicos.
Um termo chave para a produção sustentável na indústria 5.0 é a economia circular, onde são priorizados recursos mais duráveis, renováveis e recicláveis, as tecnologias e estratégias de produção avançam no sentido de depender menos de “matéria prima virgem”.
E para além da sustentabilidade ambiental, a indústria 5.0 vem se preocupar com o desenvolvimento social. Como abordado anteriormente, a relação entre capital humano e automações deve ser estabelecida de forma harmônica, com o objetivo de gerar mais empregos e capacitação profissional.
Como vimos promover uma relação harmônica entre automações e capital humano, implementar cadeias produtivas sustentáveis e promover a personalização da experiência de compra são as principais inovações buscadas. Como já deve ter presumido o ERP bem otimizado é uma ferramenta chave para a evolução da sua empresa.
A consultoria MAIS, especializada no ERP Protheus te ajuda no levantamento de dados que te auxiliarão em todo o planejamento necessário para tornar sua operação mais moderna, eficiente e sustentável. Quer saber mais, agende uma conversa com um especialista.
DEIXE SEUS DADOS, E UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS ENTRARÁ
EM CONTATO PARA AGENDAR UMA CONVERSA
ENTRE EM CONTATO