O trabalho de gerenciar o setor de tecnologia da informação em uma empresa ou organização é obviamente desafiador e complexo. Compete ao gestor de TI manter toda uma estrutura de funcionamento que impacta na produtividade de toda a instituição. Com os avanços tecnológicos muitos podem afirmar que a vida deste profissional ficou mais fácil. Por um lado, sem dúvida, mas por outro, nem tanto. A variedade de escolha de caminhos a se tomar, ferramentas a se utilizar pode ser também um dificultador na gestão de tecnologia e sistemas.
Neste artigo traremos dicas de como o gestor de TI moderno pode agir para garantir a produtividade e inovação e se destacar em sua função, ajudando ao máximo sua organização a se tornar mais moderna.
Toda profissão requer um nível de especialização constante. Para o gestor de TI essa realidade é muito mais evidente, uma vez que a evolução constante do mundo se dá justamente por avanços tecnológicos.
O gestor de TI que não se atualiza tem um destino não muito promissor pela frente e sua empresa acompanhará a mesma tendência, ficando para trás dos concorrentes, uma vez que inovações tecnológicas impactam em todo o valor agregado de um produto, margem de lucro e muitos outros indicadores de sucesso das organizações.
Acompanhar o dia a dia de quem opera os sistemas é uma das melhores formas de se obter insights de inovação. Um gestor de TI que entende a fundo as necessidades da operação e é certeiro na proposição de soluções é sem dúvida um profissional diferenciado.
Acompanhar os concorrentes é uma estratégia muito comum para desenvolvedores de produtos, marketeiros e vendedores, mas não é muito comum encontrar gestores de TI que fazem pesquisa de mercado para descobrir quais as tecnologias que seus concorrentes estão utilizando.
Mesmo que você não vá copiar seu concorrente a estratégia dele pode gerar insights valiosos para otimizar seu processo, ninguém nunca se arrependeu de aprender alguma coisa.
Muitos gestores de TI têm tendência centralizadoras, seja por aquela vontade de abraçar o mundo ou mesmo pela falta de confiança em sua equipe. Mas os maiores gestores do mundo entendem que grande percentual do sucesso está em delegar o que for necessário e focar no que é o real papel de um gestor: Fornecer as ferramentas necessárias para que sua equipe se desenvolva ao máximo e promover a inovação constante.
Steve Jobs disse: Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.
Muito além de delegar é necessário saber como fazer isso, as metodologias de gerenciamento de projetos ajudam muito no processo de definição de objetivos e segregação de atividades. O Gestor de TI de sucesso deixa todo o processo e atribuição de cada muito claros e cria uma sinergia que impulsiona e motiva sua equipe.
Como evidenciado até aqui, o setor de tecnologia da informação possui uma infinidade de soluções a se conhecer e inovações constantes, e é humanamente impossível se especializar em tudo. O Gestor de TI inteligente procura parceria para auxiliar em processos chave da sua operação.
Por exemplo, em se tratando de ERP são muitas as funcionalidades a serem exploradas de acordo com cada objetivo, também são muitos os fatores a serem observados para que o sistema funcione na mais alta performance. Uma consultoria especializada como a da MAIS garante a melhor otimização do sistema para que ele seja um aliado na produtividade da organização.
Se você quer ter mais tempo para se aplicar nos hábitos de um Gestor de TI de sucesso sugiro que conheça nossa consultoria especializada no ERP Protheus e Service Desk.
DEIXE SEUS DADOS, E UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS ENTRARÁ
EM CONTATO PARA AGENDAR UMA CONVERSA
ENTRE EM CONTATO