Um sistema de gestão empresarial (ERP) é uma ferramenta essencial para ajudar as empresas a gerenciar suas operações diárias. Um ERP bem otimizado oferece ganhos muito importantes em produtividade e compliance.
O que muitos gestores ainda não pararam para refletir, é no impacto que um ERP causa nas vendas, e consequentemente na produtividade. É isso mesmo, uma das mais importantes funções do sistema é o gerenciamento de vendas.
Confira neste artigo como as funcionalidades de um ERP podem te ajudar a impulsionar as vendas da sua empresa.
Personalização de ofertas
Um ERP pode impulsionar as vendas de várias maneiras. Em primeiro lugar, ele pode fornecer uma visão completa do ciclo de vida do cliente, desde a prospecção até a pós-venda. Isso permite que as empresas identifiquem padrões de compra, segmentem seus clientes e personalizem suas ofertas para atender às necessidades de cada cliente individual.
Com a digitalização geral, a personalização tem grande importância nos processos de vendas. Cada vez mais os consumidores valorizam marcas que personalizam sua experiência de compra. Logo, analisar o funil e identificar padrões é fundamental.
Gestão de estoque impulsionando as vendas
Um ERP pode ajudar as empresas a gerenciar seu estoque e a cadeia de suprimentos de maneira mais eficiente. Isso significa que os produtos podem ser entregues mais rapidamente e a um custo menor. O que, muito provavelmente, vai ajudar a impulsionar as vendas.
Proporcionar uma experiência positiva no processo de entrega dos produtos tem alto impacto na satisfação do cliente, o que fará que ele se fidelize e compro mais vezes e também indique a empresa.
Preços e promoções
Outra maneira pela qual um ERP pode impulsionar as vendas é através do gerenciamento de preços e promoções. Com um ERP, as empresas podem monitorar seus preços e descontos em tempo real e ajustá-los para atender à demanda do mercado. Isso pode ajudar a garantir que os preços permaneçam competitivos e que os produtos sejam vendidos de forma mais eficaz.
Análise de relatórios
Tomada de decisão baseada em dados não é mais o futuro é o presente. Uma visão analítica dos dados garantem aos gestores uma chance bem maior de sucesso em novas estratégias.
Um ERP pode fornecer análises e relatórios valiosos que ajudam as empresas a tomar decisões de negócios mais informadas. Esses relatórios podem incluir informações sobre o desempenho das vendas, margens de lucro, previsões de demanda e muito mais. Com essas informações, as empresas podem ajustar suas estratégias de vendas e marketing para maximizar as vendas e o lucro.
Como extrair ao máximo o potencial do seu ERP
Todas as vantagens citadas acima só existirão com um funcionamento eficiente do sistema, além de uma otimização personalizada de acordo com as particularidades da empresa. Para garantir que seu sistema seja uma alavanca de crescimento e não uma dor de cabeça, você pode contar com nosso time de especialistas.
A MAIS possui uma consultoria especializada no Protheus, principal ERP do mercado, que te ajuda a implantar, otimizar, revitalizar e na sustentação do sistema.
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