janeiro 18, 2023

SPED CONTÁBIL: COMO SEU ERP PODE FACILITAR AS ENTREGAS

O que é SPED Contábil

SPED significa Sistema público de escrituração digital e conforme explica o Conselho federal de contabilidade Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado. Resumindo, o SPED contábil é um software da receita federal onde empresas enviam as informações de natureza fiscal e contábil. 

ECD e ECF:

ECD e ECF são entregas obrigatórias para empresas que fazem parte do SPED contábil, isto é, todas as empresas que não se enquadram ou não optaram pelo simples nacional. A entrega deve ser feita até o último dia do mês de julho do ano posterior ao de referência.

Mas afinal, o que são essas entregas? 

Escrituração Contábil Digital, ou ECD é um arquivo digital onde devem constar 3 documentos principais: Livro Diário, Livro Razão e Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL - O ECF substitui a  declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) , desde o ano-calendário 2014, onde foi implantado o SPED. Deve informar todas as operações e movimentações que influenciaram a composição da base de cálculo, do valor devido do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) 

SPED Contábil e seu ERP

O SPED foi implantado pela Receita Federal com o objetivo de digitalizar entregas fiscais importantes e modernizar todo o processo. Integrar o SPED ao sistema de gestão utilizado em sua operação, resultará em uma transmissão de informações muito mais fluida e eficiente. Com a integração, seu ERP reúne os dados existentes e gera as informações necessárias nos layouts solicitados pela Receita Federa, de forma rápida e prática.

 Cuidados importantes:

Sim, o SPED contábil é uma inovação que tornou a prestação de informações a receita mais ágil e digital, mas isso não quer dizer necessariamente que as entregas são processos simples de serem executados. A própria integração entre ERP e SPED se feita levianamente pode causar problemas.

Entregas com ECD e ECF dependem de otimizações específicas no ERP e de conhecimento aprofundado no processo para não gerar atrasos ou informações inconsistentes que podem ocasionar multas.

Reunir os dados necessários para realizar uma verificação minuciosa e próprio processo de envio ocorrem de forma muito mais assertiva com a assistência de profissionais com conhecimento específico no seu ERP. 

Com a consultoria especializa MAIS, você tem todo o suporte para preparar as entregas, validar as informações e realizar o envio no ERP Protheus. Não deixe para a última 2022 já encerrou e as entregas referentes a esse ano já podem ser preparadas. 

Fale com a gente e saiba como otimizar seu ERP para garantir o envio dentro das normas exigidas. 

RECEBA UM DIAGNÓSTICO GRATUITO

DEIXE SEUS DADOS, E UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS ENTRARÁ
EM CONTATO PARA AGENDAR UMA CONVERSA

ENTRE EM CONTATO

(DDD) + 9 9999-9999

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram