SPED significa Sistema público de escrituração digital e conforme explica o Conselho federal de contabilidade Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado. Resumindo, o SPED contábil é um software da receita federal onde empresas enviam as informações de natureza fiscal e contábil.
ECD e ECF são entregas obrigatórias para empresas que fazem parte do SPED contábil, isto é, todas as empresas que não se enquadram ou não optaram pelo simples nacional. A entrega deve ser feita até o último dia do mês de julho do ano posterior ao de referência.
Mas afinal, o que são essas entregas?
Escrituração Contábil Digital, ou ECD é um arquivo digital onde devem constar 3 documentos principais: Livro Diário, Livro Razão e Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL - O ECF substitui a declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) , desde o ano-calendário 2014, onde foi implantado o SPED. Deve informar todas as operações e movimentações que influenciaram a composição da base de cálculo, do valor devido do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
O SPED foi implantado pela Receita Federal com o objetivo de digitalizar entregas fiscais importantes e modernizar todo o processo. Integrar o SPED ao sistema de gestão utilizado em sua operação, resultará em uma transmissão de informações muito mais fluida e eficiente. Com a integração, seu ERP reúne os dados existentes e gera as informações necessárias nos layouts solicitados pela Receita Federa, de forma rápida e prática.
Sim, o SPED contábil é uma inovação que tornou a prestação de informações a receita mais ágil e digital, mas isso não quer dizer necessariamente que as entregas são processos simples de serem executados. A própria integração entre ERP e SPED se feita levianamente pode causar problemas.
Entregas com ECD e ECF dependem de otimizações específicas no ERP e de conhecimento aprofundado no processo para não gerar atrasos ou informações inconsistentes que podem ocasionar multas.
Reunir os dados necessários para realizar uma verificação minuciosa e próprio processo de envio ocorrem de forma muito mais assertiva com a assistência de profissionais com conhecimento específico no seu ERP.
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